Este é o número de Big Macs que um único Bitcoin irá comprar para você

O valor de um Bitcoin depende do país em que você está. Uma famosa métrica serve como um lembrete útil.

Em resumo

  • Um famoso sistema métrico fez seu caminho para Bitcoin.
  • O Big Mac Index é um proxy para se saber até onde uma moeda irá em diferentes países.
  • Um Big Mac, em média, comprará cerca de 4.500 Big Macs.

The Economist deixou uma marca indelével nas finanças em 1986, quando publicou uma medida financeira de ponta: o Índice Big Mac. Agora, essa métrica chegou a Bitcoin.

A métrica, afirmou The Economist, serve como uma referência útil para o valor das moedas em todo o mundo, também conhecida como a „paridade do poder de compra“ de uma moeda, ou PPP.

Isso porque cada hambúrguer MacDonald’s é idêntico, não importa o país que você visite. Mas o preço muda; com $5, você pode comprar um Big Mac nos EUA ou dois no México. Como cada hambúrguer MacDonald’s é o mesmo em todo o mundo, um dólar, portanto, parece que vai mais longe no México.

Em 2015, a plataforma de títulos de dívida tokenizada BitBond criou um software que faz a mesma coisa para a Bitcoin, chamado Bitcoin Purchasing Power Index. Ele informa quantos hambúrgueres Big Mac um Bitcoin lhe comprará.

Há um PPI Bitcoin global, que lhe diz „quantos hambúrgueres Big Mac você pode comprar com um bitcoin em média globalmente“, de acordo com o site. Ao preço atual da Bitcoin, $10.619, são 4.456 Big Macs (ou 2,5 milhões de calorias).

O PPI Bitcoin também calcula as taxas de câmbio locais para calcular até onde uma única Bitcoin se estenderá em um país. Na Dinamarca, um Bitcoin lhe comprará 2.873 Big Macs. No México, ele lhe comprará 4.433 Big Macs.

O PPI também calcula a volatilidade para o PPI global. Este ano, a volatilidade foi mais alta em abril, em meio à incerteza causada pela pandemia. Durante a corrida deste ano, o Bitcoin ficou estável enquanto as moedas financeiras descentralizadas – aquelas que alimentavam protocolos de empréstimos descentralizados, moedas estáveis e trocas – dispararam.

A Bitcoin, finalmente, tem um caso de uso.